ACTC - Casa do Coração

Quem Somos

Institucional

Institucional

A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração, com sede situada na Rua Oscar Freire, 1.463, São Paulo, foi fundada em 1994, por iniciativa do Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial, chefe da equipe de cirurgia cardíaca do Instituto do Coração - InCor(HC-FMUSP). O projeto foi concretizado com a ajuda e participação de médicos especialistas na área de cardiologia, colaboradores, empresários e voluntários.

Foi constituída para atender crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave, oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo, beneficiárias do Sistema Único de Saúde, em tratamento nos principais centros médicos que atendam alta complexidade.

Os usuários, crianças/adolescentes e mães/acompanhantes, recebem atendimentos da equipe interdisciplinar e usufruem dos serviços oferecidos durante todo o tempo de permanência na instituição.

Atualmente, após 21 anos, a ACTC - Casa do Coração tem como hospitais oficiais o InCor e o HCor. Já foram atendidos mais de 3.450 pacientes, que se beneficiaram com o aperfeiçoamento dos tratamentos cardíacos pediátricos e com o suporte oferecido para melhor adesão ao tratamento.

Missão Visão e Valores

MISSÃO: Prestar atendimento interdisciplinar às crianças e aos adolescentes portadores de doenças cardíacas, bem como a seus familiares. Proporcionar hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico, desenvolvendo uma ação que tem como meta transformar a situação-problema em crescimento e aprendizado.

VISÃO: O apoio extra-hospitalar é fundamental para possibilitar o acesso, a continuidade e o sucesso do tratamento médico às populações em situação de risco social atendidas pelo SUS. A ACTC - Casa do Coração busca ser modelo de referência como Casa de Apoio, visando à multiplicação de parcerias entre a sociedade civil e o poder público que tenham como foco a Assistência Social voltada à Saúde Pública, otimizando dessa forma os recursos investidos pelo Estado.

VALORES: A ação da ACTC - Casa do Coração tem como fundamento ético a perspectiva geral da promoção humana, entendida como resultado de relacionamentos que se pautam pela transparência, pela responsabilidade e pelo reconhecimento da capacidade de as pessoas serem agentes de sua própria transformação. O papel da mãe/ acompanhante como parceira na organização diária da ACTC - Casa do Coração é a expressão desse compromisso.

Mensagem da Diretoria

AÇÕES PERMANENTES DE MOBILIZAÇÃO EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

Mais uma vez voltamos ao tema da sustentabilidade e às formas de financiamento das atividades das organizações do Terceiro Setor. A ACTC - Casa do Coração, como não poderia deixar de ser, está permanentemente trabalhando para aprimorar as formas de financiamento de suas atividades, de maneira a assegurar a continuidade dos serviços prestados, sem interrupção ou queda de qualidade.

Como já tivemos oportunidade de relatar, o ano que passou foi dedicado ao aprimoramento dos meios de divulgação do nosso trabalho, com a criação do novo site, com ferramentas que facilitam a interação com nossos apoiadores, além da utilização de aplicativo para apoio do registro das Notas Fiscais Paulistas e a constante troca de informação por meio das mídias sociais. 

O esforço objetiva colocar a ACTC - Casa do Coração mais próxima dos nossos parceiros e identificar novos apoiadores que tragam para nossa entidade o seu investimento social, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem a utilização de incentivos fiscais.

Essa mobilização é muito importante porque não há, em nosso país, uma cultura vinculada à filantropia empresarial, nem mesmo em tempos recentes, quando os setores de Responsabilidade Social das empresas passaram a ter maior relevo, respondendo aos anseios da sociedade. 

Para se ter uma ideia, no chamado World Giving Index, divulgado pela organização inglesa Charities Aid Fundation, o Brasil figurou apenas na 105º posição. Esse índice, que apresenta um conceito universalmente aceito do que é generosidade, é elaborado a partir de três perguntas simples: a) se o entrevistado ajudou um estranho ou alguém que precisasse de ajuda no último mês, b) se doou dinheiro a alguma instituição e c) se prestou algum trabalho voluntário. 

O resultado, de maneira geral, mostra que cerca de 25% dos brasileiros de uma maneira ou outra, procura prestar auxílio aos outros, sendo ajudar um estranho a maneira mais comum. 

A nossa posição, num universo de 145 países pesquisados, mostra o tamanho da dificuldade enfrentada pelas organizações atuantes no Brasil em se financiar, a partir de doações financeiras. Não existe o hábito nas pessoas nem nas empresas de contribuir voluntariamente para o serviço prestado por organizações do terceiro setor. É preciso então que nossa entidade se posicione de forma clara e direta, atraindo atenção para a relevância dos serviços prestados e, assim, conquistando novos apoiadores. 

Para tornar o trabalho da ACTC - Casa do Coração ainda mais conhecido, desenvolvemos uma série de ações de comunicação e captação de recursos, com destaque para o Projeto Concertos Brasileiros, que se consolida como uma série de apresentações instrumentais brasileiras, iniciada em 2014 com o incentivo da Lei Rouanet. Essas ações, além de ajudarem na formação das receitas necessárias para viabilizar nossas Linhas de Atuação, divulgam o trabalho e o nome da entidade em âmbito mais amplo que o da rede de apoio já existente.

O sucesso dessas ações depende da participação ativa de todos os nossos Conselheiros. Estamos convocando todos os nossos amigos e parceiros para que tragam novos colaboradores, dispostos a praticar a generosidade de uma maneira constante, assumindo o compromisso de fazer doações regulares para a ACTC - Casa do Coração. 

Quem sabe não conseguimos, assim, quebrar a escrita do ano que passou e, apesar do momento em que estamos vivendo, dar novos rumo e exemplo à sociedade e ajudar a colocar nosso país em posição melhor no ranking da generosidade de 2016? 
Doar de coração para a ACTC - Casa do Coração! Faz bem, basta tentar.

Diretoria da ACTC - Casa do Coração

Telefones (0**11) 3088-2286 / 3085-0624 / 3898-1406
ACTC - Casa do Coração
  • Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e os Transplatados do Coração
  • Sede: Rua Oscar Freira, 1.463 - Pinheiros - 05409-010 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3088-2286 - 3088-7454
  • Unidade II: Rua Oscar Freire, 2.136 - Pinheiros - 05409-011 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3062-7307
  • actc@actc.org.br - www.actc.org.br
Agência Levitron

Copyright © 2015 - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração | ACTC - Casa do Coração