(2011) - Calendário 2011

Paisagens Brasileiras - 
A paisagem pode ser definida como aquilo que nossa visão alcança, é uma extensão de espaço que se apresenta aos nossos olhos. É o domínio do visível, é tudo o que vemos em determinado momento. Próxima ou distante, sempre chama nossa atenção.

As paisagens fornecem a imagem de territórios habitados por homens e por mulheres, são o reflexo das atividades dos habitantes locais, o cenário onde trabalham, se deslocam, encontram recursos para viver e, ao compor seu lugar de pertencimento, conferem-lhe uma identidade.

Com o intuito de partilhar saberes sobre a diversidade e a exuberância da natureza de nosso país, desenvolvemos o projeto Paisagens Brasileiras, que solicitou às mães da ACTC que retratassem em seus bordados as belezas naturais do local que habitam. Sua criação traz os volumes, as nuances e os movimentos do lugar. Traços e contornos tomam forma e dão vida a criações que retratam um lugar identitário.

Mapeando com delicadeza e ritmo os lugares e paisagens onde vivem, matizando espaços, preenchendo reentrâncias, sombreando luzes, tecendo novas tramas e arquitetando perspectivas segundo seu olhar, transformam-se em verdadeiras artesãs ? poetas.

Das mãos de nossas bordadeiras crescem elegantes coqueiros, cintilantes cachoeiras, cactos espinhosos, lamacentos mangues, nodosas raizes, frondosas araucárias, retorcidos arbustos, galhos com movimentos quase gestuais.

Ao reinventar lugares, produziram criações únicas, transformando tecidos em poesia visual que alimenta nosso olhar e nossa imaginação.