(2011) - Bordando Design

Susana Steinbruch. A Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração, fundada em 1994, tem como missão prestar atendimento multidisciplinar às crianças e aos adolescentes portadores de doenças cardíacas, bem como a seus familiares. Proporciona hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico, desenvolvendo uma ação que tem como meta transformar a situação-problema em crescimento e aprendizado.

A ACTC recebe crianças de todo o Brasil, usuárias do Sistema Único de Saúde, acompanhadas de seus familiares, que são encaminhadas para o InCor (HC-FMUSP) e para a Beneficência Portuguesa para tratamento de quadros de cardiopatia grave.

No cumprimento de sua missão a ACTC já realizou mais de 249.232 atendimentos por meio das linhas de atuação oferecidas, que são: hospedagem, alimentação, serviço social, apoio psicológico, desenvolvimento pessoal e inserção social.

Ao longo de seus 16 anos de existência, observou-se que a recuperação clínica das crianças e dos adolescentes é maximizada quando o foco de atenção destas pessoas não fica exclusivamente na doença. Neste sentido, a linha de atuação de desenvolvimento pessoal e inserção social oferece atividades que atendem a todos, crianças, adolescentes e suas mães/acompanhantes, de forma a terem maiores oportunidades como cidadãos brasileiros.

Em 2001, nasce a atividade Maria Maria. Naquele momento, a proposta do projeto era desenvolver as habilidades artesanais e promover a socialização das mães acompanhantes das crianças e adolescentes atendidos pela ACTC. Foram trabalhadas varias técnicas de artesanato; entre elas, o bordado foi tomando corpo e se transformando no foco principal da atividade.

Ao longo desses anos, as mães foram encorajadas a bordar desde a primeira chegada à casa. Com muita dedicação, Bernadete lhes ensinou a técnica dos pontos. Cris, por meio de livros e oficinas, conseguiu desabrochar a criatividade delas, melhorando a auto-estima e a confiança em si próprias

Em 2008, acontece o projeto Bordando Arte. Cinqüenta e oito artistas foram convidados para participar do projeto. Junto com as mães, eles produziram obras de arte que foram expostas na Pinacoteca do Estado de São Paulo e posteriormente leiloadas para arrecadar fundos para a instituição. Este foi um ponto marcante para estas mães. A troca de experiências entre artistas e mães foi riquíssima.

A responsabilidade de entregar um trabalho impecável, um novo mundo de ideias e novos materiais para o trabalho, fez com que essas mães descobrissem dentro delas um potencial escondido. A produção dos bordados após o projeto foi visivelmente enriquecida.

Hoje o projeto Bordando Design, mais uma vez, mostrou a estas mães a noção de que o bordado não tem limites. Bordar ouro, cerâmica e tela de aço descortina um universo de possibilidades nunca antes imaginado. Transformar o bordado em mobiliário ou em um objeto de design é mágico e enriquecedor.

Mães e designers trabalhando juntos em busca do resultado esperado e dificuldades superadas com muita dedicação, chegam a este catálogo para que vocês possam apreciar este lindo trabalho.

Download Catálogo