(2015) - Calendário 2015

ACTC - Casa do Coração: 21 anos no coração dos Brasileiros


Há que se comemorar um ideal que se concretiza.

E comemorar vai além de festejar. Para nós da ACTC - Casa do Coração, comemorar 

tem o sentido de memorar com outros, "lembrar junto", compartilhar vivências agasalhadas na memória. É preciso celebrar, revivendo lembranças, alimentadas pelo tempo passado, presente, futuro.

A história da ACTC - Casa do Coração se entrelaça com as histórias de muitas famílias, carregadas de desejos e sonhos. Histórias de vida, em que dor, alegria e afetos se entremeiam como num caleidoscópio da vida.

Cada imagem deste calendário traz as pinceladas traçadas pelo desejo, pela força nem sempre conhecida, pelos medos e angústias muitas vezes silenciados, ancorados na insistente e maravilhosa esperança que habita cada um de nós.

Hoje, 20 anos depois, muitos projetos foram arquitetados e vários profissionais agregados na criação de um espaço de ensinar-aprender em que o saber se multiplica. Delineou-se um solo fértil em que funcionários e voluntários dialogam, compartilham experiências e se reinventam na marcha puxada pelo fio da vida.

Nesse mosaico cultural, ao entrar em contato com o diferente, algo se transforma e todos se sentiram envolvidos. Descobrimos mundos e aprendizagens diversas, embalados por histórias vividas. Exploramos novas linguagens, a diretoria, a equipe, as crianças, os adolescentes e suas mães/acompanhantes, todos foram instigados por outros olhares, buscaram novas leituras da realidade e de si mesmos. 

Diretoria e equipe trilharam um questionamento constante para atender de forma plena cada ser humano aqui atendido. Cada membro da equipe se colocou no lugar de educador conduzindo os atendimentos com o cuidado que cada caso indicava.

Cada criança e adolescente chama a ACTC - Casa do Coração de "minha casa" e suas mães/acompanhantes ao alinhavarem as vivências que aqui tiveram, comentam que puderam apaziguar seu sofrimento e fizeram do bordado um lugar de existência. Com seus traços, teceram suas casas, iluminaram seus rios, tramaram nossas paisagens e revisitaram sua cultura.

Por isto tudo, há que se comemorar um ideal que se concretiza.