(2008) - Bordando Arte - Parte 1

ACTC - Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração.

"Um segundo lar"

A ACTC foi fundada em 1994 pelo professor Dr. Miguel Barbero Marcial, que contou com a ajuda de médicos do Instituto do Coração de São Paulo - INCOR (HC-FMUSP), vários colaboradores e com o apoio fi nanceiro de Cynthia e Antonio Gantus.

A missão da ACTC é prestar atendimento multidisciplinar às crianças portadoras de doenças cardíacas, que vêm de todas as partes do Brasil encaminhadas pelo Instituto do Coração, bem como a seus familiares.

Oferece diferentes atendimentos, de acordo com suas áreas de atuação: hospedagem, alimentação, serviço social, apoio psicológico e desenvolvimento pessoal e inserção social.

Ao longo dos 13 anos de existência da ACTC, observou-se que a recuperação clínica das crianças e adolescentes com quadro de cardiopatia é maximizada quando acompanhada de atividades variadas, dirigidas não só a elas, mas também a suas mães. Assim, as seis atividades desenvolvidas na Linha de Atuação de Desenvolvimento Pessoal e Inserção Social visa a atender a todos, de forma que tenham maiores oportunidades como cidadãos brasileiros.

A atividade Maria Maria é uma dessas ações e é direcionada às mães. Tem como objetivo desenvolver as suas habilidades artesanais e promover a socialização entre essas mulheres que enfrentam o mesmo problema. Aqui as mães recebem livros para ler ou folhear e, em seguida, são estimuladas a produzir um pequeno texto e um bordado baseado no seu entendimento da estória. Isso estimula sua sensibilidade, amplia seu repertório cultural e as ajuda a aliviar a tensão decorrente da doença dos fi lhos. Permite também que mostrem sua personalidade e suas posições individuais, assumindo a autoria do trabalho, enquanto compartilham costumes regionais. Outro efeito positivo dessa atividade é aumentar a auto-estima, uma vez que recebem recompensa fi nanceira pelo trabalho que produzem.

Com base nos resultados obtidos pela atividade Maria Maria e dada a evolução da qualidade dos bordados produzidos pelas mães, nasceu um projeto novo e desafi ador: "Bordando Arte".

"Bordando Arte" reuniu os princípios da atividade Maria Maria com a experiência e criatividade de grandes artistas plásticos contemporâneos. Ao todo 58 artistas abraçaram o projeto. Cada um produziu uma obra de arte original, projetada especifi camente para essa finalidade e entregue para que uma das mães da ACTC a bordasse.

Mãe e artista trabalharam juntos, resolvendo problemas como sombreamento, perspectiva, dimensão, profundidade, efeito de luminosidade, direção do ponto, textura, coloração e escala, trocando habilidades e conhecimento. Um aprendendo com o outro. Uma rica experiência.

Uma experiência que viveram com dedicação, capricho, cuidado e amor, criando um laço mútuo de carinho. Os resultados são simplesmente espetaculares.

Uma das obras bordadas ficou para o artista. A outra foi leiloada.

Os trabalhos foram expostos na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1 e 2 de novembro de 2008, e foram leiloados no dia 3 de novembro 2008. A renda foi inteiramente revertida para a ACTC e destinada à construção da nova casa para os adolescentes com cardiopatia atendidos pela instituição.

Download Catálogo