(2007) - Moradas Brasileiras - Parte 2

A casa simboliza para o ser humano um espaço de proteção em que nos sentimos acolhidos, reconfortados e seguros. Lugar da nossa intimidade, ela nos abriga durante as tempestades do céu e as tempestades da vida, tornando-se o ponto de apoio no enfrentamento das dificuldades.

A casa representa, seja ela do tamanho e da forma que for, o nosso canto no mundo recebendo, acolhendo e deixando suas marcas em nossas vidas: a cozinha com seus diferentes cheiros, sabores e cores, os quartos de nossa intimidade, a sala nosso ponto de encontro e o quintal o lugar da infância...

Na ACTC, essa simbologia se faz presente no artesanato Maria Maria, em que as mulheres reproduzem, na maioria dos seus bordados, casinhas com fumaça saindo da suas chaminés, sugerindo a idéia de aconchego e calor. Ao trabalhar com essas imagens, recriando e combinando pontos, as artesãs reencontram algo da sua terra natal, de suas raízes, de suas paisagens...

Procurando compartilhar um pouquinho desses diferentes lugares, desenvolvemos o projeto Moradas brasileiras, em que as mães da ACTC são convidadas a desenhar e bordar suas casas.

Emendando carreiras, dando laçadas, matizando espaços vazios, tecendo novas tramas, combinando pontos e cores, essas mulheres resgatam o local em que vivem: a casa dos sonhos, a casa da infância, a casa da avó... As Moradas brasileiras.