01/11/2014
E novembro é Azul
ACTC - Casa do Coração participa de açõe
Novembro_Azul_ACTC__Casa_do_Coracao.jpg)
Novembro Azul é um
movimento internacional, cujo nome surgiu da junção das palavras moustache
(bigode, em inglês/ Símbolo da campanha) e november (novembro em inglês).
A iniciativa
surgiu na Áustria e se alastrou por diversos países, inclusive pelo Brasil,
como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do
câncer de próstata.
Segundo o
Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais
comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Para chamar a
atenção dos pais dos usuários da ACTC ? Casa do Coração-, o Serviço Social,
juntamente com pais, mães/acompanhantes e adolescentes participaram de uma
palestra promovida pelo hospital São José/ Beneficência Portuguesa de São
Paulo.
A palestra teve
como objetivo abordar o tema ?Novembro Azul? em seus mais diversos aspectos,
dos fatores de risco ao diagnóstico; da prevenção aos diversos tipos de
tratamento.
A palestra foi
interativa, os pais puderam tirar dúvidas e pedir esclarecimentos ao Dr. Celso
Heitor de Freitas médico urologista do Hospital São José da Beneficência
Portuguesa de São Paulo.
Ao final, o médico
orientou que a melhor atitude é prevenir a doença, por meio de hábitos de vida
saudáveis e de uma dieta equilibrada. Ele salientou a importância da
interrupção do tabagismo e da prática de atividades físicas. E ressaltou ainda
que todos os homens, indiscriminadamente, devem procurar pelo profissional
especializado, a partir dos 50 anos. Para aqueles com histórico familiar da
doença, o início deve ser aos 40 anos.
O objetivo dessa campanha foi chamar a atenção
dos homens para a realização do exame da próstata, alertar sobre os riscos e
sintomas da doença e contribuir, por meio de informação, para a redução do
desenvolvimento da doença.
Texto produzido pelo Departamento de Serviço
Social