ACTC - Casa do Coração

Linhas de Atuação

Institucional

Atendimentos Terapêuticos

A notícia e o diagnóstico de que o filho tem uma cardiopatia é totalmente inesperada e assustadora, causando medo nos pais e em toda a família. Os atendimentos terapêuticos tem o objetivo de apoiar emocionalmente a todos os usuários na melhor adesão ao tratamento cardiológico. 

Os serviços oferecidos envolvem as áreas de:

Psicologia

O principal foco de trabalho são os atendimentos grupais. Ocorrem semanalmente, objetivando contemplar todo o público da instituição. Se dividem em: Grupo de Cuidadores/Acompanhantes, Grupo de Crianças, Grupo de Adolescentes e Aulas de Estimulação (estímulo ao desenvolvimento integral das crianças, desde quando chegam bebês à ACTC - Casa do Coração).

Os grupos tem o objetivo de promover a integração e a socialização entre os usuários, o maior conhecimento sobre si mesmos, bem como o acesso às informações gerais sobre saúde. Além das parcerias com profissionais da equipe técnica (atendimentos multidisciplinares), acontecem também diversas parcerias com outras instituições, que tem seu trabalho voltado para a área da educação e da saúde.

Também são acolhidas as demandas para atendimento psicológico individual emergencial. Como não é possível realizar o acompanhamento a longo prazo, devido à alta rotatividade dos usuários, realiza-se o encaminhamento para a cidade de origem quando identifica-se esta necessidade.

"No atendimento psicológico eu converso, desabafo, choro, conto tudo aquilo que me fez mal e que muitas vezes me deixa doente. Me sinto aliviada, fico mais tranquila e segura com relação a tudo que estou vivendo."

C.C.M. - 44 anos - Itajaí | SC

Fonoaudiologia

São tratados os distúrbios da linguagem oral e/ou escrita, de leitura, voz, respiração e audição, além das dificuldades com deglutição que interferem diretamente na alimentação oral. As crianças com cardiopatia apresentam cansaço e fadiga para mamar, o que afeta a coordenação muscular para as funções de sucção/ deglutição/respiração. Nesses casos, as mães/acompanhantes são orientadas sobre postura, modo e dosagem da amamentação e da alimentação.

Terapia Corporal

Possibilita aos usuários maior consciência corporal, reconhecimento das próprias emoções e melhor expressão diária de sentimentos, fatores comuns para quem vive momentos de tensão e estresse provocados pela doença.

"Depois que comecei a frequentar as atividades do Serviço de Psicologia da ACTC - Casa do Coração consigo entender melhor o que eu sinto e como isto influencia meu modo de agir. Aprendi a me valorizar mais também."

F.C.A.G. - 34 anos - Macapá | AP

Telefones (0**11) 3088-2286 / 3085-0624 / 3898-1406
ACTC - Casa do Coração
  • Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e os Transplantados do Coração
  • Sede: Rua Oscar Freira, 1.463 - Pinheiros - 05409-010 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3088-2286 - 3088-7454
  • Unidade II: Rua Oscar Freire, 2.136 - Pinheiros - 05409-011 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3062-7307
  • actc@actc.org.br - www.actc.org.br
Agência Levitron

Copyright © 2015 - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração | ACTC - Casa do Coração