21/05/2015
Água é Vida
Texto escrito pelas Educadoras Bruna Alves e Priscila Mathias
IMG20150206WA0029.jpg)
A crise hídrica que o Brasil tem enfrentado, principalmente na região Sudeste, colocou em cheque a maneira como temos explorado esse recurso natural. As chuvas bem abaixo da média, além da falta de planejamento e investimento pelo poder público, e ao uso irresponsável por parte da população, indústrias e agronegócio são alguns dos motivos para a situação atual de falta de água em parte do país.
Economizar é um dever de todos. E é exatamente para conscientizar as crianças sobre essa realidade que a Atividade Brasileirinhos desenvolveu diversas ações relacionadas à preservação e importância da água.
O objetivo principal propõe apresentar às crianças, uma visão abrangente sobre os diversos problemas que o país vem enfrentando em relação à falta de água, para que procurem utilizá-la, evitando desperdícios.
No decorrer do processo, as atividades foram planejadas e desenvolvidas considerando diferentes campos do conhecimento: linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático e expressão artística (letramento/artes).
A partir do assunto gerador, pensamos em proporcionar às crianças uma participação ativa, para que, além de ampliar o conhecimento em relação ao cuidado e a preservação, possam assumir, de forma autônoma, atitudes para melhoria e conservação da água em nosso planeta e, assim, propagar essa atitude em suas cidades de origem. Com uma postura critica, o grupo poderá adotar atitudes simples no dia a dia que visem à valorização e à proteção da água, com a consciência de que o futuro do nosso planeta depende dessas ações.
Em busca de um trabalho dinâmico, cartazes informativos foram criados e espalhados pela casa, para ilustrar a discussão do assunto e conscientizar o público da casa. As crianças também se tornaram fiscais: cuidavam para que não houvesse desperdício da água e, caso isso ocorresse, aplicavam multas, simbolizando as consequências decorrentes. Foi confeccionado um planeta Terra sem água, para elucidar a consequência do mau uso dela.
O segundo assunto mais trabalhado foi a dengue. Para abordar o tema, focamos o armazenamento correto da água, criamos cartazes e atividades sobre o Aedes Aegypti. Desta atividade surgiram os Fiscais da saúde: as crianças se tornaram grandes agentes no combate ao mosquito na ACTC - Casa do Coração.
O Trabalho Pedagógico realizado na ACTC - Casa do Coração permite que as crianças assumam um protagonismo perante a família e a escola de origem, pois levam com elas a consciência do papel transformador de cada um.