ACTC - Casa do Coração

Quem Somos

Institucional

Institucional

A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração, com sede situada na Rua Oscar Freire, 1.463, São Paulo, foi fundada em 1994, por iniciativa do Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial, chefe da equipe de cirurgia cardíaca do Instituto do Coração - InCor(HC-FMUSP). O projeto foi concretizado com a ajuda e participação de médicos especialistas na área de cardiologia, colaboradores, empresários e voluntários.

Foi constituída para atender crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave, oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo, beneficiárias do Sistema Único de Saúde, em tratamento nos principais centros médicos que atendam alta complexidade.

Os usuários, crianças/adolescentes e mães/acompanhantes, recebem atendimentos da equipe interdisciplinar e usufruem dos serviços oferecidos durante todo o tempo de permanência na instituição.

Atualmente, após 22 anos, a ACTC - Casa do Coração tem como hospitais oficiais o InCor e o HCor. Já foram atendidos mais de 3.621 pacientes, que se beneficiaram com o aperfeiçoamento dos tratamentos cardíacos pediátricos e com o suporte oferecido para melhor adesão ao tratamento.

Missão Visão e Valores

MISSÃO: Prestar atendimento interdisciplinar às crianças e aos adolescentes portadores de doenças cardíacas, bem como a seus familiares. Proporcionar hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico, desenvolvendo uma ação que tem como meta transformar a situação-problema em crescimento e aprendizado.

VISÃO: O apoio extra-hospitalar é fundamental para possibilitar o acesso, a continuidade e o sucesso do tratamento médico às populações em situação de risco social atendidas pelo SUS. A ACTC - Casa do Coração busca ser modelo de referência como Casa de Apoio, visando à multiplicação de parcerias entre a sociedade civil e o poder público que tenham como foco a Assistência Social voltada à Saúde Pública, otimizando dessa forma os recursos investidos pelo Estado.

VALORES: A ação da ACTC - Casa do Coração tem como fundamento ético a perspectiva geral da promoção humana, entendida como resultado de relacionamentos que se pautam pela transparência, pela responsabilidade e pelo reconhecimento da capacidade de as pessoas serem agentes de sua própria transformação. O papel da mãe/ acompanhante como parceira na organização diária da ACTC - Casa do Coração é a expressão desse compromisso.

Mensagem da Diretoria

DESAFIOS QUE INSPIRAM

Durante os anos de 2014 e 2015 os informativos da ACTC - Casa do Coração relataram aos nossos parceiros as dificuldades de captação de recursos que envolveram nosso dia a dia neste período.

As questões políticas e econômicas vivenciadas no país conduziram todos, cidadãos, empresas e organizações não governamentais a ?apertaram o cinto?, o que fez com que todos olhassem mais detalhadamente para seus projetos, mantendo o princípio de austeridade muito ativo.

No ano de 2016, novo ângulo de dificuldades apresentou-se instigador, convidando e fazendo-se necessário a todos, diretoria, equipe e usuários, a tomar uma postura proativa frente às dificuldades de desenvolvimento das atividades e a novas formas de captação de recursos. Tivemos que descobrir outras alternativas para manter a primeira parte de nossa missão: oferecer hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico, em perfeito alinhamento com nossa meta: desenvolver uma ação que tem como meta transformar a crise em oportunidade de crescimento. E felizmente conseguimos.

Na ACTC - Casa do Coração a diretoria, presente nas reuniões mensais acompanhando a dinâmica de trabalho e da captação de recursos, abriu espaço para novas modalidades que envolveram ações até então não testadas, tais como: parcerias em ações de marketing ligadas a exposição de arte, bazar Desapego do bem na ACTC - Casa do Coração, campanhas de ampliação dos associados mantenedores e da rede de relacionamento.

Nossas linhas de atuação passaram por uma análise criteriosa dos profissionais envolvidos, reorganizando os atendimentos de forma a mantê-los com qualidade, dentro do orçamento anual fixado para cada centro de custo.

Os usuários, crianças/adolescentes e suas mães/acompanhantes participaram dessas reflexões em bate papos periódicos que mostravam os serviços oferecidos, assim como seus custos, abrindo um espaço para importantes contribuições vindas de todos que ajudaram na simplificação dos serviços e melhora na autonomia dos usuários.

Todos nós crescemos em 2016. Este foi um ano que nos mostrou que sempre é possível fazer melhor. Venha 2017!

Diretoria da ACTC - Casa do Coração

Telefones (0**11) 3088-2286 / 3085-0624 / 3898-1406
ACTC - Casa do Coração
  • Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e os Transplatados do Coração
  • Sede: Rua Oscar Freira, 1.463 - Pinheiros - 05409-010 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3088-2286 - 3088-7454
  • Unidade II: Rua Oscar Freire, 2.136 - Pinheiros - 05409-011 - São Paulo - SP
  • Telefax (11) 3062-7307
  • actc@actc.org.br - www.actc.org.br
Agência Levitron

Copyright © 2015 - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração | ACTC - Casa do Coração